Temos um total de 14619 arquivos para sua consulta
5712 Animações - 5 Audios - 4385 Documentos - 4191 Imagens - 326 Videos

Sejam bem-vindos(as) ao

Repositório TECA/CRV !!!!

    O QUE É O TECA?

    Desde março de 2010, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) juntamente com o Consórcio Centro de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) oferecem para consulta gratuita ao público em geral o TECA (http://teca.cecierj.edu.br/), um repositório de objetos de aprendizagem1.

    No TECA você vai encontrar imagens de uso liberado produzidas e/ou cedidas por parceiros sobre os mais diferentes assuntos bem como animações e partes de animações que, denominadas “ferramentas”, poderão ajudá-lo a criar a sua própria animação. Vale citar outros recursos armazenados tais como vídeos, que irão constituir e/ou complementar as suas tarefas, os áudios que darão mais ação ao seu trabalho e documentos reproduzindo volumes de livros das mais diferentes disciplinas. Estes recursos poderão compor e/ou enriquecer as suas aulas e/ou trabalhos educacionais.

    O QUE É CRV?

    A Fundação CECIERJ através da Diretoria de Extensão tem como uma de suas atribuições “Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior” (Art 2º da Lei Complementar nº 103, de 18 de março de 2002). Desde 2011,a fundação firmou uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), para promover a formação continuada de professores da rede estadual, oferecendo cursos de aperfeiçoamento somado a uma especialização nas disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, História, Biologia e Ciências. O objetivo era capacitar os professores para o uso do Currículo Mínimo no cotidiano da sala de aula.

    Para divulgar os planos de trabalho gerados por estes cursos a Diretoria de Extensão criou o CRV, o Centro de Referência Virtual no âmbito do Ensino Fundamental e Médio integrado ao Portal TECA - http://teca.cecierj.edu.br. O CRV é um repositório de objetos educacionais e de divulgação destinado, fundamentalmente, aos professores das escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, sendo seu principal objetivo auxiliar a prática docente diária.

    Em novembro de 2013 iniciou-se a inclusão de documentos no CRV consistindo de: 1) planos de trabalho de diferentes disciplinas produzidos durante a “Formação Continuada de Professores” do Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA); 2) dinâmicas do “Reforço Escolar” para Língua Portuguesa e Matemática com indicação de links (vídeos, imagens, animações, etc.) entre outros. A meta mais imediata é chegar a cinco mil arquivos no acervo, com o intuito de atualizar e auxiliar os professores em suas aulas.


    Veja a seguir as respostas às “Perguntas mais Frequentes” que poderão ser úteis para o esclarecimento de dúvidas quanto à utilização do repositório TECA/CRV:


  1. Qual é a instituição responsável pelo material e informações contidas no TECA/CRV?
  2. R. As informações e os materiais contidos no TECA/CRV, bem como as suas atualizações, são de responsabilidade da Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. No entanto, a instituição não se responsabiliza por eventuais imprecisões em materiais contidos neste banco que forem de responsabilidade de terceiros uma vez que alguns arquivos são provenientes de cessão.

  3. Que tipo de material posso esperar encontrar no TECA? E no CRV?
  4. R. No TECA você vai encontrar imagens de uso liberado produzidas e/ou cedidas por parceiros sobre os mais diferentes assuntos; animações que podem constituir “objetos de aprendizagem” e que irão compor e/ou enriquecer as suas aulas e/ou trabalhos; partes de animações que, denominadas “ferramentas”, poderão ajuda-lo a criar a sua própria animação; vídeos que irão constituir e/ou complementar as suas tarefas; áudios que darão mais ação ao seu trabalho e documentos reproduzindo volumes de livros das mais diferentes disciplinas.

    R. No CRV você vai encontrar documentos elaborados com o intuito de atualizar e auxiliar os professores em suas aulas. Encontramos, no acervo, documentos de diferentes disciplinas e assuntos voltados para a “Formação Continuada de Professores”, para o “Reforço Escolar”; para a elaboração de “Planos de Trabalho” entre outros.

  5. Quais são as instituições parceiras do TECA/CRV?
  6. R. São instituições parceiras do TECA/CRV da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ as seguintes abaixo relacionadas:

    • a. Ministério da Educação;
    • b. Governo do Rio de Janeiro (Secretaria de Ciência e Tecnologia);
    • c. Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC);
    • d. FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro);
    • e. Fundação Santa Cabrini;
    • f. UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense);
    • g. UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro);
    • h. UFF (Universidade Federal Fluminense);
    • i. UFRJ Universidade do Brasil;
    • j. UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro);
    • k. UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro);
    • l. RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)

  7. Qual a periodicidade de atualização dos repositórios?
  8. R. A atualização do TECA/CRV é constante. Com frequência são disponibilizados novos vídeos, documentos, imagens, áudios e animações.

  9. Para que finalidades podem ser utilizadas as mídias encontradas no acervo dos repositórios?
  10. R. O usuário poderá pesquisar todas as mídias encontradas no banco, baixá-las sem ônus em baixa resolução, para usos diversos não comerciais. É vedada a utilização de qualquer mídia do TECA/CRV veiculada a produtos ilícitos e/ ou pornográficos. Qualquer uso não autorizado destas mídias de acordo com o exposto acima pode violar as leis de direito autoral e propriedade intelectual, sendo suscetível às sanções por elas determinadas.

  11. O que são as licenças Creative Commons?
  12. R. O Creative Commons é um projeto global, presente em mais de 40 países, que cria um novo modelo de gestão dos direitos autorais. No Brasil, ele é coordenado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. O Creative Commons ajuda você a publicar sua mídia on-line e deixar claro para todos o que exatamente eles podem e não podem fazer com a sua obra.

  13. Qual a atribuição da licença Creative Commons do TECA/CRV?
  14. R. 2.5 Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados (CC BY-NC-ND)

    Você tem a liberdade de: compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra - sob as seguintes condições: atribuição — você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra); uso não comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais; vedada a criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.  Ficando claro que: renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.; domínio público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença; outros direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença: limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis; os direitos morais do autor; direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.

  15. Quando utilizar as mídias do TECA/CRV devo indicar a sua origem?
  16. R. Com certeza. Todos os autores e instituições responsáveis pelas diferentes mídias encontradas no TECA/CRV constam no item “Informações” das mesmas.

  17. Como devo proceder à busca nos repositórios?
  18. R. Ao entrar na página inicial do TECA/CRV você irá encontrar um campo vazio (acima da quantificação e dos tipos de arquivos partindo de “tudo” à especificação de cada tipo que constituem o repositório) no qual deverão ser digitadas uma ou mais “palavras-chaves” (unidas pelo sinal de +) que o remeterão, após você clicar em “Pesquisa Teca”, ao objeto de sua busca.

  19. Como decidir qual tipo de busca realizar?
  20. R. O tipo de busca que você deverá realizar no repositório vai depender das informações de que dispõe sobre o assunto. Você pode partir de algum termo muito abrangente como o nome de uma disciplina e, a partir daí, já tendo uma noção do que pode encontrar ir promovendo uma busca mais refinada sobre o assunto utilizando-se de termos mais específicos sobre o objeto de sua pesquisa.

    Desejando ter uma noção do acervo total do CRV é só colocar como palavra-chave a sigla “crv” e você terá acesso a todos os arquivos que o constituem.

    Uma forma rápida de busca é, no caso de documentos, conhecendo o autor do arquivo que você deseja acessar, digitar o mesmo uma vez que todos os documentos têm, entre as suas palavras-chave, a autoria.

    Para encontrar determinada aula nos pdfs (documentos) integrais de livros coloque em sua busca por palavras-chave o nome da disciplina, marque “documento”, clique em “Pesquisa Teca” e você terá o volume ou volumes daquela determinada disciplina. Você poderá refinar esta busca colocando outra palavra-chave mais específica unida pelo sinal de + (ex: matematica+funcao). Com o resultado obtido você poderá acessar o volume da aula que o interessa.

    Uma vez que o documento do volume da aula de seu interesse for identificado é só clicar na imagem representando o PDF que automaticamente se abrirá uma janela com dois campos: “Visualização” e “Informações”. Clicar em “Informações” para que nova janela seja aberta na qual, além das informações sobre a autoria e a instituição responsável, você encontrará o “Arquivo Original” com a possibilidade de fazer download para o seu computador o que permitirá ter acesso ao documento na íntegra. Este procedimento é comum a todos os acessos a documentos.

  21. No caso das demais mídias:
  22. a- Nas animações: a visualização da mesma se dá imediatamente ao se clicar na pequena imagem que representa o arquivo (abre-se uma janela), mas o download do “Arquivo Original” só será possível ao se abrir o campo “Informações”.

    b- Nos arquivos de áudio, ao se clicar na pequena imagem que representa o arquivo, abre-se uma janela em que o som terá início imediatamente ao se clicar na seta que indica “play” no meio do quadro escuro. À semelhança das animações, o download do “Arquivo Original” só será possível ao se abrir o campo “Informações”.

    c- Nos arquivos de imagem, ao clicar sobre a imagem que você escolheu, uma janela será aberta com os campos “Visualização” e “Informações”. Clicando em “Informações” nova janela será aberta contendo a autoria e instituição e o “Arquivo Original” que permitirá que você baixe a imagem.

    d- Nos arquivos de vídeo, ao se clicar na pequena imagem que representa o arquivo, abre-se uma janela em que o vídeo terá início imediatamente ao se clicar na seta que indica “play” no meio do quadro escuro. À semelhança dos arquivos das demais mídias, o download do “Arquivo Original” só será possível ao se abrir o campo “Informações”.

  23. Poderiam apresentar algumas simulações de busca?
  24. R. Com certeza. Abaixo relacionamos algumas simulações para auxiliá-lo em suas buscas.

    12.1 – Exemplos de buscas no acervo do repositório TECA:

    Você deseja, por exemplo, fazer uma busca sobre o assunto “botânica” associado ao tema “folha”. Veja a seguir algumas possibilidades de busca que poderão lhe trazer o resultado desejado:

    • Acesso a todos os arquivos que o levem ao conteúdo buscado: Deixe marcada a opção “tudo” e coloque no espaço de palavra-chave: botanica+folha (não há necessidade de colocar nas palavras-chave: acento; plural; caixa-alta; cedilha; hífen ou gênero específico das palavras). Em seguida clique em “Pesquisa Teca”.

    • Busca de um arquivo específico (animação, áudio ou documento) associado às mesmas palavras-chave (botânica+folha) Utilize as mesmas palavras-chave anteriores (botânica+folha) e marque as opções de “animação” ou “áudio” ou “documento”, etc. Em seguida clique em “Pesquisa Teca”.

    • Você pode refinar ainda mais a sua busca relacionada às palavras-chave botânica+folha, incluindo mais palavras-chave no campo de pesquisa, por exemplo, botanica+folha+cloroplasto.

    12.2 – Exemplos de buscas no acervo do repositório CRV:

    O acervo do CRV está constituído por arquivos sob a forma de “documentos” em pdf provenientes do Programa de “Formação Continuada de Professores” associados aos materiais produzidos pelos professores conteudistas e professores cursistas deste programa. Veja a seguir os tipos de documentos que você poderá encontrar neste repositório:

    Documentos relacionados à disciplina de Língua Portuguesa:

    • Orientações pedagógicas,

    • Roteiros de atividades – Versão do Professor (elaborados por professores conteudistas)

    • Roteiros de atividades - Versão do aluno (elaborados por professores conteudistas)

    • Roteiros de atividades elaborados por professores cursistas do Programa de Formação Continuada de Professores.

    • Dinâmicas de “Reforço Escolar” com indicação de links

    Documentos relacionados à disciplina de Matemática:

    • “Planos de Trabalho” elaborados por professores cursistas do Programa de Formação Continuada de Professores.

    • Dinâmicas de “Reforço Escolar”.

    Veja a seguir alguns exemplos de busca no repositório CRV:

    • Colocando como palavra-chave “crv” encontraremos como resultado desta busca todos os arquivos do repositório referentes ao “Centro de Referência Virtual”.

    Abaixo relacionamos alguns exemplos de buscas mais específicas com as respectivas palavras-chave:

    • reforco escolar+matemática

    • reforco escolar+lingua portuguesa

    • reforco escolar+link

    • formacao continuada+lingua portuguesa

    • formacao continuada+matematica

    • roteiro de atividades

    • versao do aluno

    • versao do professor

    • orientacao pedagogica

    • roteiro de atividades+o assunto de sua busca específica (ex: conto; cronica; romantismo; etc), por exemplo: roteiro de atividades+romantismo

    • roteiro de atividades+o ano de seu interesse (ex: 2012; 2013), por exemplo: roteiro de atividades+2013

  25. Qual deve ser a configuração mínima do meu computador para que eu possa acessar as mídias do TECA/CRV com rapidez?
  26. R. Sistema operacional Windows (95, 2000, 98, 98SE, ME, NT 4.0, XP, WIN 7) Firefox 3.0 ou superior / Internet Explorer 7.0 ou superior Pentium 200 MHz, 64MB de RAM e 20 MB de espaço em disco.

  27. Quais os plugins que devo ter em meu computador para acessar as mídias do TECA/CRV?
  28. R. É recomendável instalar a última versão dos seguintes programas:

    Visualizar animações:
    Flash player para seu navegador (recomendado)

    Visualizar vídeos:
    Pacote de Codecs (recomendado)

    Visualizar documento:
    Adobe Reader (recomendado)

  29. No acervo do TECA/CRV, em que formatos estão as imagens, os vídeos, os áudios, os documentos e as animações?
  30. R. As imagens estão no formato jpg; os vídeos estão no formato flv; os áudios estão no formato mp3; os documentos estão no formato pdf e as animações estão no formato swf.

  31. Como faço em caso de alguma dúvida que ainda tenha permanecido?
  32. R. Você deve utilizar o espaço do campo “Mensagem” encontrada no item “Contato”.

    Desejamos a todos os usuários do Repositório TECA/CRV que ao utilizarem os objetos de aprendizagem nele armazenados possam obter um enriquecimento de seus trabalhos profissionais, colaborando dessa forma para a melhoria da qualidade da Educação.

    Equipe de desenvolvimento TECA/CRV




    1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem. Acesso em 9/10/2012.